Investigadora do CIIMAR recebe Prémio Internacional

Workshop de Imunologia e Vacinação de Peixes

Marta Monteiro, investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), foi distinguida com o prémio de Melhor Apresentação de Póster durante o 22º Workshop de Imunologia e Vacinação de Peixes, realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda, entre os dias 28 de abril e 2 de maio.

O trabalho premiado, intitulado “Mitigating Thermal Stress in Gilthead Seabream (Sparus aurata) using Novel Protein Hydrolysates”, faz parte do projeto de investigação Pep4Fish e foca-se em soluções inovadoras para mitigar o stress térmico nas douradas, um problema recorrente em condições de baixas temperaturas, conhecido como doença de inverno.

A investigação destaca o uso de hidrolisados proteicos como estratégia eficaz para promover a adaptação dos peixes a ambientes frios, através da ativação de mecanismos de resposta ao stress e a manutenção do metabolismo anaeróbico.

Este reconhecimento internacional reforça a relevância do trabalho desenvolvido pelo CIIMAR e sublinha a importância da biotecnologia aplicada à aquacultura para enfrentar os desafios das alterações climáticas. O projeto Pep4Fish está inserido no Pacto Português para a Bioeconomia Azul e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Liderado pelo Grupo ETSA, o projeto envolve nove parceiros, entre centros de investigação e empresas, como a AgroGrIN Tech, B2E – Blue Bioeconomy CoLAB (B2E CoLAB), CIIMAR, ITS, Seaculture (Jerónimo Martins), Savinor, Sorgal, Sebol e a Universidade Católica Portuguesa.