Através de abordagens pioneiras e soluções tecnológicas de vanguarda, o projeto Pep4Fish pretende impulsionar a aquacultura para um futuro mais sustentável, mais saudável e mais eficiente.
Num mundo em constante evolução, a procura por alimentos saudáveis, nutritivos e produzidos de forma sustentável tornou-se uma prioridade global. A aquacultura, a produção de peixes em ambiente controlado, tem vindo a ganhar destaque como uma resposta a esta crescente necessidade. Atualmente, a aquacultura já é responsável por fornecer metade do peixe consumido em todo o mundo, representando uma fonte vital de proteína para muitas populações.
O Projeto Pep4Fish surge como uma iniciativa inovadora, reunindo uma equipa diversificada de parceiros, desde centros de investigação a empresas da indústria, com o objetivo claro de fortalecer a produção de peixes de aquacultura, nomeadamente a dourada e o robalo.
Os nossos esforços concentram-se na criação de dietas inovadoras que melhorem a saúde dos peixes, tornando-os mais resistentes ao stress e a doenças, reduzindo a necessidade de antibióticos, uma das prioridades da União Europeia. Além disso, ao aproveitar subprodutos da indústria agroalimentar e outros recursos alternativos, estamos a contribuir para uma economia circular, onde o desperdício é minimizado e os recursos naturais são preservados.
Os hidrolisados mais promissores serão produzidos à escala industrial e serão efetuados ensaios de demonstração em condições comerciais.